terça-feira, 1 de outubro de 2013

Hidroterapia: Uso Terapêutico da Água



É do conhecimento de muitas pessoas que a água é um recurso valioso na cura de muitas doenças. Ela é um dos elementos mais essenciais da natureza, depois do ar sobre o qual se baseia a perpetuação da vida.
Existem várias maneiras de utilização da água para a cura de doenças:
Beber Água Pura e Fresca
É um bom hábito tomar, pela manhã, em jejum, um copo de água pura e fresca, e outro copo á noite, antes de deitar. Isso auxilia os rins e a bexiga em seu processo eliminatório e na regularização da temperatura do organismo. Durante o dia, o consumo de água ideal é de, no mínimo, 2 litros, numa temperatura agradável. O hábito de beber água regularmente resulta num aspecto saudável, com pele sedosa e limpa.

                                
Caminhar na Água
Caminhar na água é um recurso terapêutico muito importante, que atua sobre os rins, preservando-os das doenças. Além disso, é bom para a bexiga, facilita a respiração, expulsa os gases do estômago e combate a dor de cabeça. O caminhar na água pode ser feito dentro de uma banheira, na qual se coloca um pouco de água fria, até á altura dos tornozelos.  Em pé, faz movimentos com os pés como se caminhasse. Gradualmente, aumenta-se o nível da água, até que atinja a panturrilha (barriga da perna) e finalmente os joelhos.
Este exercício deve durar de 5 a 10 minutos. Ao sair da banheira, fazem-se movimentos com as pernas para restaurar a temperatura ideal.
Pedilúvio Alternado (escalda pés) 
Encher um balde com água quente e outro com água fria. Imergir os pés na água quente (tanto quanto possa aguentar) e deixa-los durante 4 minutos; depois, tirar da água quente e colocar na água fria durante 1 minuto. Repetir o exercício 3 vezes, terminando na água fria.
Renovar sempre a água quente, para manter a temperatura. Secar os pés e calçar meias. O pedilúvio é especialmente indicado nas enfermidades do sistema circulatório e do sistema nervoso.


Banho de Assento
Os banhos de assento são tomados quentes ou frios, e  são recomendados para combater os males do baixo ventre. Atuam como laxante, descongestionam o intestino, favorecem a digestão, combatem a prisão de ventre, regularizam a circulação do sangue, acalmam o sistema nervoso e  produzem sono calmo.
Para preparar o banho, encha a banheira ou em uma bacia e sente-se nela, com água até a altura dos rins. Permaneça imergido durante 20 minutos. Se estiver usando água fria, coloque os pés numa pequena bacia contendo água quente, para mantê-los aquecidos. Á medida que a água for esfriando, coloque mais água quente.
Para potencializar os efeitos curativos deste banho, substitua a água comum por chás medicinais, que podem ser de cavalinha, palha de aveia, flores de feno, samambaia do mato, alfafa, eucalipto etc.
Depois do banho, faça o resfriamento do corpo para fechar os poros, tomando uma ducha rápida de água fria.
Caminhar sobre o gramado molhado
Esse exercício tem duração de aproximadamente 45 minutos, e deve ser feito pela manhã, antes do nascer do sol. É especialmente indicado para ativar a circulação sanguínea e acalmar o sistema nervoso. Após o exercício, enxugar os pés, vestir meias e calçados confortáveis, e fazer uma leve caminhada em terreno seco e plano.

Banhos de vapor e inalação

Os banhos de vapor são excelentes para depurar o sangue e para descongestionar as vias respiratórias. Combate dores de cabeça, catarro nos brônquios e sinusite. Nestes casos, a aplicação de vapor deve ser direcionada para a cabeça e o tórax do paciente, com duração de 20 minutos, intercalados a 5 minutos, com fricção de toalha molhada em água fria. Para preparar a inalação, use um caldeirão, uma lata que possa ir ao fogo ou uma  panela de boca larga, cheia de água e ervas medicinais. Use fogo alto, deixe ferver por alguns minutos e depois leve imediatamente ao paciente, que deverá inalar o vapor que sobe da fervura, abrigado por um cobertor. Ao final da inalação, faça fricção com toalha molhada em água fria para fechar os poros. Pessoas com baixa pressão arterial e que sofrem do coração não devem tomar banhos de vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu comentário sobre este assunto